quarta-feira, 25 de abril de 2012

Marcele Aires

Gênero: Literatura

Marcele Aires lança duas obras: Que transpõe o halo, trilogia poética publicada em 2010; e Ausências em monólogos, ficção lançada em 2011. Ambos os livros foram também lançados em João Pessoa, Paraíba (2010); no Festival Literário de Londrina (Londrix, 2010 e 2011); e no Congresso Fora do Eixo, em São Paulo (2011). 

Marcele é professora de Literatura na UEM, Doutora em Literatura Brasileira (USP, 2009), Mestre em Teoria Literária (USP, 2003) e Especialista em Literatura Brasileira (UEL, 2000). Em 2010 Marcele foi a vencedora do Prêmio Noel Rosa de Poesia, promovido pela Editora Litteris, do Rio de Janeiro, em comemoração ao centenário do Poeta da Vila.

Que transpõe o halo é uma trilogia poética: 1) Antúrio nos cabelos, pés encardidos; 2) Aérea essência; e 3) Minérios forjados, reunindo mais de noventa poemas. Aqui estão os ecos de Federico García Lorca, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade, Joaquim Cardozo, Manoel de Barros, Hilda Hilst, entre vários outros poetas admirados pela autora. Mas este é, sobretudo, um livro que respinga a poesia que vive na escritora desde os nove anos.

Ausências em monólogos é uma ficção trabalhada em narrativa ora prosaica ora poética. Divido em duas partes – “Ausências deles sem João” e “Ausência de Amália sem Alonso” –, o livro transita entre o tema da morte, da ausência e das possibilidades nunca concretizadas, criando situações de embate ontológico ao leitor. “Este livro levou anos para ser escrito. Sempre fui poeta e colocar todas as questões que me perseguem na poesia em narrativa foi um grande desafio. Sou apaixonada por Clarice Lispector e por Guimarães Rosa e acho que foram eles quem me deram essa coragem”, afirma.

A capa e a contracapa de  ambos os livros são da fotógrafa londrinense Graziela Diez, atualmente radicada em Londres.

Sobre a autora – Apaixonada por poesia desde os nove, Marcele sempre teve como seu guia a literatura. Seus grandes mestres são João Cabral, Drummond, García Lorca, Lispector, García Márquez, Manoel de Barros, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Carlos Nejar, Hilda Hilst, Joaquim Cardozo, Ascenso Ferreira, Hesse, Virginia Woolf e Breton. É também fã de Picasso, Klimt, Cícero Dias, Tarsila, Portinari, Djanira, Fellini e Marlon Brando.

ACESSE

Blog Marcele Aires: A Veia no Pulso
E-Mail: maraires2@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário